TRÂNSITO: Novos extintores serão exigidos nos carros a partir de janeiro de 2015

TRÂNSITO: Novos extintores serão exigidos nos carros a partir de janeiro de 2015



Veículos devem estar equipados com extintor de incêndio do tipo ABC a partir de primeiro de janeiro de 2015. Os equipamentos permitidos atualmente pela legislação federal, do tipo BC, deverão ser substituídos até 31 de dezembro de 2014.

Extintores com carga de pó do tipo ABC também são eficazes no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo. Equipamentos do tipo BC servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis, como gasolina, e equipamentos elétricos, como bateria.

O novo extintor tem validade maior, de cinco anos, sendo que o do tipo BC vence a cada três anos e pode ser reabastecido uma vez, com validade de um ano após a nova carga. Veículos zero quilômetro já saem de fábrica com o equipamento do tipo ABC desde que a norma federal foi estabelecida em 2009

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo, que deverá ser retido para regularização.

Também é infração de trânsito, com a mesma penalidade, se o extintor estiver fora do prazo de validade, vazio ou com lacre rompido. O valor médio do extintor do tipo ABC é de 60 reais.


Greg Fernandes / Agência Rádio2

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem