ELEIÇÕES: Pesquisa Ibope, Dilma sobe, Aécio mantém e Marina cai.

ELEIÇÕES: Pesquisa Ibope, Dilma sobe, Aécio mantém e Marina cai.



De acordo com os dados da pesquisa do Ibope divulgados no fim da tarde nesta terça-feira, nas intenções de voto para presidente da República, Dilma Rousseff subiu para 38%, o candidato Aécio Neves manteve os 19% e Marina Silva caiu para 29%.

Dilma Rousseff apresentou crescimento de dois pontos em relação à última pesquisa do Ibope e abriu nove pontos de vantagem sobre a adversária. A candidata do PT à reeleição continua em primeiro lugar nas intenções de voto para o primeiro turno. Aécio Neves apresentou crescimento de quatro pontos percentuais na pesquisa Ibope realizada entre 16 e 18 de setembro.

Na avaliação atual, o candidato manteve os 19% da pesquisa anterior. Marina Silva, do PSB, apresentou queda de um ponto. A pesquisa anterior, realizada no período de 16 a 18 de setembro, indicava 30% das intenções de voto para a candidata. Os números do Ibope desta terça mostram Marina com 29%. Para o cientista político, Thiaqo Aragão, a pesquisa reflete o cenário de mudança política.

"A pesquisa de hoje do Ibope reflete os ataques que a Marina vem recebendo nas últimas semanas. Então essa queda já era esperada. Agora a boa notícia para a presidente Dilma é que ela conseguiu se manter bem, inclusive aumentou um pouco sua extensão de voto, e ela conseguiu abrir um pouco a vantagem. O segundo turno é uma batalha totalmente nova. Se houver uma reviravolta importante nesses últimos dias e Aécio chegue a segundo turno, ele vai ter uma situação não tão favorável quanto a da Marina, mas ele vai chegar com alguma força dado a estrutura partidária que ele tem, que é mais forte que a de Marina. Na disputa com Marina, não dá para apontar esse favoritismo de Dilma claramente, porque existe um equilíbrio forte entre as duas deixando a briga em aberto."

Para o cientista político da Universidade Católica de Brasília, Emerson Mazulo, os dados mostram a migração de votos dos indecisos, brancos e nulos.

"Faltando menos de 15 dias para a reta final, os candidatos trabalham muito em cima da migração de votos de um candidato para o outro. O que a gente observa, os brancos e nulos em julho eram algo entorno de 16%, hoje nós temos brancos e nulos na ordem de 7%. Significa o quê? Que houve um trabalho em cima de brancos e nulos por parte dos candidatos e houve uma migração. Você percebe que nesse período da morte de Eduardo Campos, houve uma queda de brancos e nulos de nove pontos percentuais."

Segundo a pesquisa, nas intenções para o segundo turno, Dilma e Marina mantêm empate, cada uma com 41%. Também na simulação de segundo turno, Dilma teria 46% e Aécio Neves teria 35%. Em confronto entre Marina e Aécio no segundo turno, Marina teria 44% e Aécio Neves 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo e entrevistou entre os dias 20 e 22 de setembro, 3.010 eleitores de 296 municípios e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00665/2014.

Reportagem, Diane Lourenço

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem