SAÚDE: Sistema Único de Saúde irá disponibilizar vacina contra o HPV

SAÚDE: Sistema Único de Saúde irá disponibilizar vacina contra o HPV


Brasília – A vacina quadrivalente contra o HPV será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão do Ministério da Saúde está publicada na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU).

Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos vão receber as duas primeiras doses da imunização. A terceira dose será aplicada cinco anos depois. A partir de 2015, a vacinação vai abranger também pré-adolescentes de nove a 11 anos.

O vírus do papiloma humano (HPV) é a principal causa de câncer de colo do útero. Há 100 tipos registrados da doença, das quais 13 podem provocar tumores e outras complicações ao infectar a pele ou as mucosas. A inclusão da vacina segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec).

Em 2013, o Distrito Federal e Manaus realizaram campanhas em âmbito distrital e municipal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres são portadoras do HPV no mundo. Delas, 32% estão infectadas por tipos que podem levar ao aparecimento de câncer. Anualmente, no Brasil, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Fonte: Agência Brasil

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem