CIDADES: Choveu granizo na tarde desta segunda em Goiânia. Assista

CIDADES: Choveu granizo na tarde desta segunda em Goiânia. Assista


Choveu granizo no final da tarde desta segunda – feira (11) em alguns lugares de Goiânia (GO). Internautas postaram nas redes sociais fotos e vídeos mostrando a chuva que veio após as temperaturas atingir cerca de 35° C hoje na capital do estado (Foto acima: Thammyris Oliveira).

Veja abaixo um vídeo feito pelo internauta Anderson André mostrando a chuva de granizo na região da avenida T-9, no Jardim Planalto.


*Como se forma o granizo?

Segundo o meteorologista Flávio Varone, do 8º distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho.

"Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para cair em direção à terra", diz Varone. Normalmente, são quatro as etapas para formar-se uma tempestade de granizo:

- Nuvens pesadas se formam com a união de temperaturas elevadas e um alto índice de umidade relativa do ar.

- No interior dessas nuvens, ocorrem intensas correntes de ar, ascendentes e descendentes, onde a temperatura fica abaixo de -80°C.

- O vapor d'água da atmosfera é empurrado para as regiões mais altas das nuvens, onde a temperatura é bem menor, e se congela.

- Congelado, o vapor adquire um peso maior que a gravidade, que a nuvem não consegue suportar, precipitando em forma de gelo. É a chuva de granizo (*Terra Notícias).

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem