SAÚDE: Estamos na estação da primavera e também da famosa catapora.

SAÚDE: Estamos na estação da primavera e também da famosa catapora.

Mais de 4 mil casos foram registrados em Goiás no ano passado.

Estamos na primavera, estação do ano de muitas flores que começou no dia 23 de setembro e findará no dia 21 de Dezembro. Neste período as árvores deixam a paisagem linda com diversas cores das flores, é também a estação de maior riqueza frutífera natural. Mas nem tudo são flores, é na primavera que surge a catapora “varicela” que em 2012 foram registrados 4.414 casos da doença, sendo necessária a internação em 356 deles no estado de Goiás.

Os primeiros sintomas da catapora são febre alta e manchas avermelhadas pelo corpo. Em seguida, formam-se pequenas bolhas, que se rompem e viram lesões. A doença é altamente contagiosa nessa fase.

Na maioria dos casos o tratamento é feito apenas com medicações para a coceira e a febre. Mas, em situações especiais, o médico pode indicar tratamento específico com antivirais, como explica o infectologista, Alberto Chebabo. “Atenção para dois detalhes: é proibido administrar antiinflamatórios ou aspirinas, e as feridas devem estar sempre limpas, pois a falta de higienização favorece a infecção”, diz.

O médico ressalta que, ao contrário do que muita gente pensa, a catapora pode sim levar à morte. Só em Goiás foram nove casos de óbito por causa da doença no ano passado. Segundo ele, “o perigo é quando o vírus se espalha para outras partes do corpo e o quadro evolui para uma pneumonia ou encefalite (inflamação aguda do cérebro). O risco é maior quando a doença é contraída por pessoas adultas”.

A melhor forma para prevenir a doença é a vacinação. A dose deve ser aplicada aos 12 meses, com reforço entre 4 e 6 anos. Mesmo que a criança pegue a doença após ser vacinada, a catapora se apresenta de maneira mais branda.

Com informações do Portal 730

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem