CIDADES: Médico suspeito de abusar de pelo menos oito pacientes atua em Unaí

CIDADES: Médico suspeito de abusar de pelo menos oito pacientes atua em Unaí


A Corregedoria da Secretaria de Saúde publicou na quarta - feira (11) no Diário Oficial do Distrito Federal um parecer que recomenda a demissão do ginecologista Humberto Orellana Quinteros, 51 anos, acusado de violentar sexualmente oito pacientes, entre elas uma adolescente, no Hospital Regional do Paranoá.

Hospital Regional do Paranoá: enquanto o médico boliviano foi afastado da função, técnico de enfermagem virou alvo da Corregedoria.  Foto: Reprodução
O entendimento foi divulgado um dia depois de a Polícia Civil revelar o envolvimento do médico boliviano naturalizado brasileiro nos casos. Segundo apuração feita pelo jornal "Correio Braziliense" o médico também tem registro para exercer a profissão em Minas Gerais, onde cumpre plantão uma vez por semana na obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado, em Unaí.

Para que a demissão seja decretada oficialmente, o governador do DF Agnelo Queiroz deve assinar documento confirmando a decisão da Corregedoria. Quinteros atuou no Paranoá até julho deste ano, quando acabou afastado. Encontra-se hoje lotado na coordenação-geral de Saúde do Hospital Regional de Santa Maria, em cargo administrativo. O Correio revelou na edição de quarta - feira, que o Conselho Regional de Medicina do DF (CRM) recebeu três denúncias de pacientes vítimas de abusos sexuais na unidade do Paranoá.

A entidade abriu sindicância para apurar o comportamento do ginecologista. O processo, no entanto, não tem previsão para ser concluído. O diretor clínico do hospital de Unaí, Joaquim Tomas da Silva, se surpreendeu com o caso. Ele disse desconhecer o envolvimento do servidor em abusos sexuais. “Nunca tivemos reclamações ou queixas de pacientes. Se eu soubesse de algo, não esconderia”, afirmou o gestor. Mesmo assim, Silva adiantou que investigará com mais profundidade a conduta do profissional.

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Postagem Anterior Próxima Postagem